BUSINESS MODEL GENERATION – O CANVAS

Está semana estou preparando um material que dará início a uma série de posts sobre planejamento de negócios, em especial a modelos de negócios denominados STARTUP.

Neste tipo de negócio tempo é dinheiro e fator decisivo para o sucesso, bem porque o que hoje é invoação, na próxima semana poderá ser obsolescência.

O CANVAS foi desenvolvido por Alex Osterwalder e rapidamente incorporou novos pesquisadores, e tempo depois existiam diversos pesquisadores e colaboradores ajudando no desenvolvimento desde modelo de metodologia de análise de negócios.

Hoje é sem dúvida alguma a ferramenta mais eficaz de desenvolver projetos de negócios, reduzindo riscos e permitindo aos empreendedores visualizar as melhores estratégias para agregar valor aos projetos.

Conheci este método quando fui apresentar um projeto à uma empresa de tecnologia e solicitaram o projeto no formato “CANVAS”. Passei vários dias pesquisando este tal “CANVAS” e uma semana depois, passando por Ribeirão Preto encontrei o livro original de Alex Osterwalder e Yves Pigneur numa livraria.

A primeira impressão foi fantástica: utilizar um modelo visual para abordar as questões econômicas que afetam a empresa e através deste mapa propor mudanças no negócio, para reduzir custos, dificuldades logísticas e facilitar a distribuição de bens e serviços aos clientes é sem dúvida alguma a maior inovação dentro da administração.

Apesar da inovação, e talvez pelo fato de ser tão inovador, as pessoas tem dificuldade para entender cada célula no mapa e a maneira de se trabalhar cada fator econômico, por isso, recentemente foi lançado mais um livro deste autores entitulado: “Value Proposition Design – Como Construir Propostas de Valor Inovadoras”

Para quem ficou de boca aberta com a primeira obra, está é para superar todas as expectativas. Abordando comportamento de clientes, aprofundar-se no design de negócios e aperfeiçoar o desenvolvimento de projetos de negócios.

Bem não dá para explicar como o mundo foi feito em um post, então, nos próximos post abordarei mais sobre as maravilhas do CANVAS.CANVAS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: