QUEM NÃO COMUNICA SE ESTRUMBICA!!!!

Tres Macacos

Apesar desta frase ter sido criada por comunicadores de televisão, esta frase deveria ser tema de capítulo de livro de marketing.

Saber se comunicar é uma arte. Muitos professores pensam que a comunicação depende do domínio do idioma, mas na verdade é mais do que isso, uma boa comunicação depende de dois fatores: domínio do idioma e conhecimento social.

O crescimento social criou novas oportunidades, porém agravou velhos problemas sociais e com o tempo a classificação social passou das classes A e B para A, B e C e no século XXI falamos em A, B, C, D e E. Renda familiar não é mais o único fator de distinção e a cada dia está mais difícil manter um bom nível de comunicação com cada uma destas classes sociais, ainda mais que a televisão vem perdendo o status de mídia de massificação para a internet.

Conhecer hábitos, costumes, gírias virou necessidade no mundo dos negócios para quem pretende construir grandes carteiras de clientes e aumentar a rentabilidade, entretanto a dificuldade de comunicação, poderá destruir projetos inteiros.

Para ilustrar a importância da comunicação, vamos ver um texto que aborda falhas de comunicação e o consequente mal estar ocasionado por ela.

  1. A LUVA E A CALCINHA

Um Jovem turista, ao passar em uma loja em Paris, resolveu comprar belo par de luvas para enviar para sua jovem namorada, ainda virgem, de família tradicional, a quem muito respeitava. Na pressa de embrulhar, a moça da loja cometeu um engano, trocando as luvas por uma calcinha. O Jovem, não notando a troca, remeteu-a com a seguinte carta:

Paris, 27 de maio de 1998.
Querida, sabendo que dia no próximo dia 12 é o dia dos namorados, resolvi te mandar este presentinho. Embora eu saiba que você não costuma usar (pelo menos eu nunca te vi usando), acho que você vai gostar da cor e do modelo, pois a moça da loja a experimentou e pelo que eu vi, ficou ótima. Apesar de um pouco larga na frente, ela disse que é melhor assim do que muito apertada, pois a mão entra melhor e os dedos podem se movimentar bem à vontade. Depois de usá-la é bom virar do avesso e colocar um pouco de talco para evitar aquele odor desagradável. Espero que você goste, pois vai cobrir aquilo que um dia irei te pedir, alem de proteger o local em que colocarei aquilo que você tanto sonha. Um beijo (no lugar aonde você irá usá-la).
PS: Não espere eu retornar para estreá-la. Quero que todos os meus amigos vejam você com ela. E depois esfregue na cara daquelas suas amigas invejosas, pois eu nunca vi nenhuma delas usando.

Este material é utilizado constantemente em cursos de comunicação e aborda pontos importantes para o sucesso em negócios. Primeiro dominar os símbolos, tradições e gírias do meio que atuamos. Devemos entender que a comunicação e a forma de externalizar nossos pensamentos, por isso entender as tradições, ponto de vista e linguagem do meio que atuaremos é o começo para um bom relacionamento com nossos clientes.

Segundo respeitar as tradições e conferir nosso trabalho antes de finalizá-lo evitará mal entendido com nossos clientes. Se a atendente da loja tivesse conferido seu trabalho, teria evitado que o cliente enviasse uma calcinha no lugar da luva, acompanhada de uma carta galanteadora, mas que em consequência do erro da vendedora passou a ser profundamente desrespeitosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: